Boa noite a todos, hoje venho-vos falar sobres os modelos de cor.
Modelos de cores
Modelo matemático abstrato que descreve a maneira como cores pode ser representadas como énuplos de números, tipicamente como três ou quatro valores ou componentes de cor. Quando este modelo é associado a uma descrição precisa de como os componentes devem ser interpretados (condições de visualização, etc.), o conjunto resultante de cores é chamado de "espaço de cores". Tal secção descreve maneiras pelas quais a perceção visual de cor humana pode ser modelada.
Existem vários modelos de cor como:
Modelo de cor RGB
Caracterização de modelo:
O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias – as que, em termos técnicos, não resultam da mistura de cores – cores essas, o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue).
Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos, ou seja, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representadas pelos seguintes valores nos vários formatos:
- Decimal: de 0 a 1;
- Inteiro: de 0 a 255;
- Percentagem: de 0% a 100%;
- Hexadecimal: de 00 a FF.
O modelo RGB também pode ser representado por um cubo, em que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo. Esses vértices, são denominados numericamente por valor decimal e valor inteiro, seguindo-se prontamente o exemplo de algumas cores no cubo existentes:
- Preto: (0,0,0);
- Branco: (1,1,1);
- Azul (B): (0,0,1);
- Vermelho (R): (1,0,0);
- Verde (G): (0,1,0).
Aplicações
As aplicações do modelo RGB estão relacionadas com a emissão de luz transmitida por equipamentos electrónicos como monitores e ecrãs de televisão. Importância a que, antes de mais, devemos atribuir é ao facto de as cores emitidas por, suponhamos, um monitor de computador, são as que o olho humano é capaz de captar, ou seja, vermelho, azul e verde, que combinadas geram milhões de cores.
O monitor CRT ( Catodic Ray Tube) é um tubo de raios catódicos, que armazena um canhão de electrões e que é fechado na frente por um vidro – que é o ecrã – revestido internamente por três camadas de fósforo. Para este aparelho emitir uma cor, precisa de três sinais separados que vão sensibilizar os respectivos pontos de fósforos das três cores primárias.
Modelo de cor CMYK
Sistema de cores cuja sigla é formada pelas cores Cyan (Ciano), Magenta(Magenta), Yellow (Amarelo) e blacK (Preto). O CMYK (também chamado de cor-pigmento) é um sistema muito utilizado na indústria gráfica. Além das cores primárias ciano, magenta e amarelo, também é usada a cor preta, considerada como a "cor chave" por ser essencial para definir os detalhes de uma imagem (para alguns, o "K" que faz parte da sigla seria da palavra inglesa "Key", que significa "chave"). O sistema CMYK é utilizado para impressão em cores com tinta, com o objetivo de ocultar algumas cores, quando o fundo é branco, para diminuir a luminosidade e ressaltar a combinação das quatro cores. O CMYK pode reproduzir todas as principais gama de cores existentes. O CMYK funciona através de impressoras e fotocopiadoras para reproduzir uma grande parte das cores do espectro visível. Enquanto o CMYK é a cor-pigmento, o sistema RGB (vermelho, verde e azul) é definido como a cor-luz, sendo utilizado nos objetos que emitem luz (na televisão, por exemplo). Além do CMYK e do RGB, existem outros padrões de cores, como o Pantone, uma biblioteca que possui uma imensa gama de cores catalogadas.
Modelo de cor HSV
Conceção intuitiva da técnica utilizada por uma artista ao misturar cores básicas para obtenção de outros tons compostos. A seleção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva que nos modelos RGB e CMY. Seu princípio baseia-se no controle dos valores de Hue (H), Saturation (S) e Value (V).
Hue é a componente que seleciona a "tinta" em uso, sendo controlada pela posição angular de um ponteiro numa roda de cores definida de 0 a 359.
Saturation é a componente que determina a pureza da cor selecionada em Hue. Todos os tons de cinza possuem Saturation = 0 e todos os Hues puros possuem Saturation = 1.
Value regula o brilho da cor determinada por Hue e Saturation. A cor preto possui brilho zero e qualquer valor de Hue ou Saturation. O valor 1 de Value determina uma intensidade pura de Hue+Saturation.
Modelo de cor YUV
Guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue-Y e V=red-Y).Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. Este modelo permite permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.
Aplicações
O modelo YUV é adequado para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e os sinais a cores são facilmente separados. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.
Webgrafia:
https://br.freepik.com/vetores-gratis/letras-positivas-na-mancha-aquarela_6189235.htm
https://sites.google.com/site/aimcjv/modelo-rgbhttps://medium.com/educatio-madeira/eu-a-cor-a-luz-e-a-tinta-a2d87d686b5a
https://helioprint.com.br/blog/rgb-cmyk-pantone/
http://bacoedioniso.blogspot.com/2014/11/modelo-hsv.html
https://www.hisour.com/pt/yuv-color-system-25916/