Olá amiguinhos, hoje venho falar sobre a multimédia digital!
Multimédia digital
Multimédia ou multimédia digital é uma forma de comunicação com recurso a múltiplos meios dos quais podemos destacar os áudios,as imagens,os textos,os vídeos,os gráficos e as animações de modo que a informação possa ser representada,armazenada,transmitida e processada sob a forma digital. É a combinação controlada por computador de um tipo de media estáticos com um tipo de media dinâmico.
Os tipos de midia quanto à natureza espacio-temporal podem-se agrupar em:
Estáticos
Também designados por discretos ou espaciais porque a sua apresentação é constituída por elementos de informação independentes do tempo. Como exemplos desta midia temos os textos,as imagens e os gráficos.
Dinâmicos
Referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa como,por exemplo os áudios, os vídeos e as animações.
Quanto à sua origem podem-se agrupar em:
Capturados
Resultam de uma recolha do exterior para o computador(utilizando hardware específico,como, por exemplo scanners câmaras digitais, microfones, e também software específico) como,por exemplo o vídeo, o audío e a imagem.
Sintetizados
Produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico como, por exemplo o texto,o gráfico e a animação.
Diferença entre realidade virtual e realidade aumentada
A realidade virtual tem como objetivo recriar ao máximo pormenor a sensação de realidade para o seu usuário em meios virtuais com o auxílio de técnicas e equipamentos tecnológicos. O termo realidade virtual parte do princípio de ser um sistema completamente imersivo, no entanto a realidade virtual não imersiva distingue-se pela utilização de um monitor comum e um dispositivo de entrada (o rato) para manipulação do ambiente virual.
As características desta realidade são:
a imersão-sensação real do utilizador estar num ambiente virtual e conseguir manipular os objetos alí presentes com a ajuda dos capacetes digitais;
a interaçao-capacidade de manipular os sistemas virtuais;
o envolvimento-exploração do ambiente virtual.
Já a realidade aumentada é a união simultânea entre o mundo virtual e o mundo real, realizado, por exemplo, por uma câmara. Esta realidade está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e " ampliados" pela adição de gráficos criados pelo computador. Permitindo ainda o uso de rastreamento de dados em movimento para que seja possível utilizar a realidade aumentada e movimentarmo-nos ao mesmo tempo.
São três as características da realidade aumentada:
- Combina elementos virtuais e reais;
- É interativa e processada em tempo real;
- É concebida em três dimensões.
Desinformação
Utilização das técnicas de comunicaçã e informação para induzir em erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido. Tem como objetivo influenciar a opinião pública de maneira a proteger interesses privados.
Deepfake
Vídeos que manipulam a realidade por meio de tecnologia, sobrepondo o rosto de uma pessoa a outra ou, ainda, igualando vozes. Usam, para isso, uma aplicação da Inteligência Artificial chamada Machin Learning, que é a capacidade dos computadores de aprenderem com dados. Ou seja, ao possuir centenas de fotos de uma mesma pessoa, a máquina aprende a maioria de suas expressões e pode sobrepô-las às de outra.
Fake news
Notícias falsas ou imprecisas que são publicadas, em grande parte e principalmente, na internet. Não é de hoje que somos alertados a não acreditar em tudo que se lê no mundo virtual, porém, o volume desse tipo de conteúdo tem sido tanto que a verdade está a ficar escondida no meio dessas “mentiras” e já não se sabe mais no que acreditar.
O conceito fake news popularizou-se em 2016, na altura da campanha à presidência dos Estados Unidos da América, quando Donald Trump era candidato. As fake news nas eleições dos EUA tiveram como alvo as regiões em que não dominavam as vertentes democratas e republicanas,ou seja,pessoas que tinham dúvidas quanto à escolha do candidato,sendo um motivo para a rápida propagação das notícias falsas. Essas notícias não funcionariam tão bem em regiões cujas pessoas já tivessem uma opinião formada acerca dos candidatos.O objetivo era justamente atingir as pessoas que não tinham convicção em relação ao seu voto e, assim, influenciar a sua escolha. Apesar das dimensões que a divulgação de fake news tomou por causa das eleições nos EUA em 2016, a propagação de factos enganosos acontece há mais tempo.
Com a chegada das redes sociais e com a consequente facilidade de alcançar milhares de pessoas de uma vez, as fake news ganharam grandes proporções. Isso porque as pessaos têm muito a necessidade de partilhar conteúdos, o que geralmente acontecepor dois motivos: ou porque querem ser os primeiros a divulgar uma informação que irá causar escândalo, ou para se mostrarem mais presentes nas redes sociais.
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